26 de jun de 2014

Dieta Hiperproteica: Conta-indicações, benefícios e ganho de massa magra

Oi gente, tudo bem?
Eu deveria ter publicado na Segunda-feira o quadro de Dicas Nutricionais, mas com a correria da Copa não foi possível *-*

Hoje o assunto são os temidos Carboidratos, a retirada ou o excesso deles no dia a dia e um alerta para o alto consumo de Proteínas na dieta com a finalidade de perda de peso e ganho de massa muscular, principalmente para os praticantes de musculação ou academia em geral e ainda para aqueles que estão pensando no assunto. As proteínas tem como função reparar e manter o tecido muscular no corpo e ajudam muito no ganho de massa muscular (massa magra). É importante ressaltar que o acompanhamento de um profissional é indispensável para bons resultados. Afinal, nossa saúde em primeiro lugar!
Para complementar o texto acima, deixarei um artigo redigido especialmente para o Dica Mineira pela Jornalista Juliana Rodrigues do Grupo Sare Drogarias, de são Paulo onde ela fala um pouco mais sobre o assunto!

Atenção para as dietas restritivas!
Especialistas alertam quanto à retirada ou excesso de proteínas e carboidratos na alimentação
“A dieta da proteína é famosa entre as mulheres por atuar na perda de peso. Contudo, especialistas ressaltam quanto aos riscos para a saúde da dieta sem o acompanhamento médico.
Um dos principais malefícios da dieta da proteína é a degradação de áreas do corpo, como músculos e pode ser responsável por dores de cabeça, falta de concentração, irritabilidade, distúrbios mentais e até desmaios.
Na dieta da proteína é comum incluir lanchinhos com maior quantidade de carboidratos, ao contrário da dieta tradicional, que visa o equilíbrio de nutrientes e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo. Especialistas ressaltam que as dietas restritivas a nutrientes e minerais que auxiliam no funcionamento do organismo, são responsáveis ocasionam em riscos para a saúde.

O que é dieta hiperproteíca?
A dieta hiperproteíca proíbe a ingestão de carboidratos, é rica em gordura e proteína. Nutricionistas ressaltam quanto aos riscos ao aderir uma dieta rica em gorduras, podendo ocasionar o aumento da triglicérides, mesmo na escolha de gorduras saudáveis.

Em relação a gordura saturada, de origem animal, a dieta pode alterar os níveis de colesterol no sangue (LDL). Especialistas alertam que a dieta feita em longos períodos pode gerar cansaço físico e mental, pois o carboidrato é a principal fonte de energia para o funcionamento do cérebro, além de prejudicar a dieta, pois aumenta a vontade de ingestão de doces e açúcares.

Especialistas ressaltam que a dieta protéica não é indicada para todas as pessoas, por afetar diretamente o funcionamento renal, pois o consumo exagerado de proteína, substância rica em ureia, amônia e resíduo nitrogenados, pode sobrecarregar as funções dos rins. O fígado é outro organismo prejudicado, pois terá quantidade alta de aminoácidos para processar.

De acordo com o Ministério da saúde, o ideal é de que seja consumido diariamente seis porções de cereais, incluindo, raízes, batatas, verduras, sementes e feijão. Nutricionistas alertam quanto ao desconhecimento das pessoas em relação ao carboidrato, que ao invés de contribuir com a dieta, pode prejudicar a perda de peso e a saúde do organismo, pois tudo o que é ingerido, mais tarde transforma-se em açúcar. Exemplificam que ingerir seis colheres de arroz branco, é o mesmo que a ingestão de seis colheres pequenas de açúcar.

Uma pesquisa recente aborda quanto aos riscos da dieta baseada em proteína, adotada principalmente entre os atletas para o ganho de massa muscular. Analisaram pessoas de 30 a 49 anos, e descobriram que uma dieta desequilibrada aumenta em até 60% as chances de doenças cardiovasculares, principalmente entre as mulheres.

O importante, quando o objetivo é perda de peso ou ganho de massa muscular, é procurar o auxílio de nutricionistas especializados para não afetar a saúde do organismo, pois o corpo necessita de nutrientes e vitaminas essenciais para o funcionamento adequado e prevenção de doenças”.
www.onlinefarma.com.br


Gostaram das dicas de hoje? O que vocês acharam do artigo da Jú? Acho que ficou bem claro e objetivo *-* Espero que tenham gostado meninas! Beijos e até mais.

9 comentários:

  1. Ótimo post, adorei o blog!
    Beijos,
    hajaarmario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita que bom que você gostou,beijos!

      Excluir
  2. Adorei o post!!! Muita gente tem feito a dieta hiperproteica seguindo orientações de educadores físicos. Eu sou educadora física e infelizmente muitos companheiros de profissão não sabem qual é o seu lugar. Essa dieta chega a ser muito perigosa mesmo, comprometendo o sistema renal, uma vez que é sobrecarregado pela grande quantidade de proteína e ás vezes por períodos muito longos!!! Fiquem de olho gente, é melhor emagrecer a longo prazo e com saúde!! Post muito bom, Dai!!! Beijo

    www.vestidoetenis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Pry, muitas pessoas querem chegar logo ao resultado sem o acompanhamento de um profissional qualificado e depois sofrem as consequências : ( exatamente por falta de informação mesmo. Beijos e fico feliz que gostou!!

      Excluir
  3. Muito bom o post, gostei muito!
    Bjs
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. ótimas dicas flor!
    Ah, quanto ao seu comentário no blog, não, vc está enganada! As sombras da MAC são extremamente pigmentadas! Talvez vc teve essa impressão equivocada pq não esfreguei muito meus dedos na pele para os swatches, mas meus dedos ficaram cheios de cor com um simples toque nas sombras. Se vc tiver alguma sombra da MAC vc entende o q eu falo, né? :)

    Muito obrigada por comentar no meu blog!
    Sempre que atualizar me deixe um recado no meu blog! Vamos estar sempre em contato?
    Me segue nessas redes sociais e me manda uma mensagem por lá que te sigo e todas elas:
    Instagram: @re_becah

    Canal do YT: youtube.com/blogdareh

    Fanpage: facebook.com/blogdareh

    Beeeijooos da Reh,

    www.blogdareh.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser impressão mesmo Rê, beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  5. Eu preciso perder 4 quilos e parece que são 40... Eitah sofrimento...rsrs

    ResponderExcluir

O que achou desse artigo? Deixe seu comentário.

Seguidores